Primavera, amiga da saúde e do bem-estar   

Compre já a nossa revista em https://saudeactual.pt/wp/categoria-produto/ultima-revista/ 

Nesta edição da primavera, honremos os ciclos da Terra, o poder do sagrado feminino (cada um tem em si um lado feminino e um masculino), o renascimento que associamos à fénix, a Páscoa, e o triunfo da vida sobre a morte. 

Apesar das alergias, esta é uma boa ocasião para reforçar o sistema imunitário e desintoxicar o fígado, o órgão regente desta estação. Conheça as «bactérias boas» nossas protetoras. A microbiota equilibrada em lactobacillus é fundamental para a imunidade e recomenda-se reforçar as funções do intestino com as bactérias amigas adequadas a cada caso. Por isso iniciamos esta edição com o artigo «Lactobacillus e o intestino saudável através de probióticos». Devido ao elevado interesse deste assunto, aproveitamos para lançar o livro A saúde passa pelo intestino, da autoria de Serge Jurasunas. 

Como atuar da melhor forma relativamente à depressão sazonal também é outro tema de capa, a ter em conta devido à baixa exposição à luz solar. O papel da família nos relacionamentos, na educação e na sociedade não pode ficar esquecido. A experiência memorável no Hotel Octant Douro marca também destaque, ficando a sugestão para conhecer os seus programas de bem-estar, para revitalizar corpo e mente. Com o tempo a melhorar, recomendamos ainda um passeio a Aveiro, este ano Capital da Cultura, com tanto para ver, desde a ria ao mar, junto à «nossa Veneza ou Florença». Mais a sul, sugerimos uma visita à Figueirinha Ecoturismo, um conceito no sudoeste alentejano, com estadia e atividades ao ar livre. 

Não perca uma leitura sobre alimentação infantil, para que as crianças tenham hábitos nutricionais saudáveis, outra sobre a relação especial dos animais de estimação e as famílias, e ainda outra sobre os relacionamentos tóxicos em contexto familiar, entre outros temas da atualidade. Realçamos, na fitoterapia, o agrião da época e a planta Ashwagandha que significa “a força do cavalo”.

A eficácia da Medicina Tradicional Chinesa na estética, no tratamento de rugas faciais e da gordura abdominal, que tanto afeta o ser humano, a sua relação com a autoestima, longevidade e correspondência com devidos órgãos é outro assunto importante a reter. Neste mês dedicado à mulher, abordamos a menopausa, no entendimento da medicina indiana. 

Estejam a par dos vários eventos e passeios anunciados na revista, no Facebook e no Instagram da Saúde Actual. Agraciemos a primavera, as amendoeiras e as cerejeiras em flor, plante uma árvore, celebre a Páscoa e viva a liberdade, com gratidão. 

Luís Filipe Freitas