Com o frio e a chuva, chega a época das gripes e das constipações, e este ano, mais do que nunca, é muito importante reforçar as defesas contra infeções e vírus. 

Não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada e com todos os nutrientes necessários para combater os males do inverno. Neste período de incertezas, é essencial proteger também quem se julga saudável, assim como todas as pessoas de risco, impedindo que desenvolvam infeções respiratórias. Também as patologias digestivas têm repercussões na nossa qualidade de vida, por isso tenha em consideração os nossos conselhos para recuperar o seu bem-estar e seguir em frente. Nesse sentido, incluímos os artigos das Termas das Caldas de Monchique e da Piedade em Alcobaça.

Devemos ter em conta ainda os cuidados a ter antes e depois das festas natalícias e do final do ano, e talvez seja boa ideia desintoxicar e drenar o organismo. Damos exemplos de receitas e de alimentos adequados à época em questão e a uma eventual quarentena. Referimos o potencial das especiarias, com destaque para a curcuma, com as suas múltiplas propriedades. Sugerimos a prática do yoga, uma ancestral ferramenta terapêutica, indicada para o desenvolvimento pessoal e para a autoconsciência. 

Não podemos esquecer o impacto das pandemias e as grandes mudanças para a humanidade, é vital sabermos enfrentá-las e lidar com elas. Apelamos à sensibilidade dos leitores, para oferecerem os livros aqui divulgados, atentarem às sugestões relativas aos suplementos alimentares, e ainda ajudarem na divulgação destes temas tão atuais, para uma melhor saúde e um mundo mais consciente. 

Desejamos a todos os leitores, patrocinadores e colaboradores bons e saudáveis encontros familiares, um feliz final de ano e boas entradas para 2021. Bem hajam!

Luís Filipe Freitas

Artigos Relacionados