Dizem que filhos vêm sem livro de instruções, o que já é assustador por si só, mas a verdade é que a humanidade evolui, as teorias de parentalidade multiplicam-se exponencialmente. Já experimentamos tudo e todo o contrário. Tudo é a verdade e o correto até ser o oposto. Porém uma coisa não muda, qualquer pessoa que tenha interesse sobre os cuidados da criança, mesmo não sendo Pai ou Mãe, percebe a importância da criação de hábitos e rotinas na infância.
ducar é sobre ensinar a ser humano, um bom humano, com uma boa saúde, física, mental, emocional e espiritual. Educar é ensinar hábitos como forma de promover a manutenção da saúde e a felicidade antes de os desequilíbrios aparecerem ou impedindo que evoluam para situações mais complexas no futuro.
Os cuidados Ayurveda na criança acontecem antes da necessidade de uma abordagem clínica. O Ayurveda defende uma autorresponsabilização e autocuidado pela manutenção da saúde nas suas componentes: física, mental, emocional e espiritual. Esta abordagem de autorresponsabilização e autocuidado assenta na premissa do autoconhecimento que deve começar na infância com a ajuda do cuidador da criança e evoluir para hábitos de higiene, alimentação, silêncio/autoconhecimento, sono/relaxamento e exercício integrados na rotina diária.
Em termos clínicos a Ayurveda olha para a prevenção assente na teoria dos Doshas: Vata, Pitta e Kapha, de forma a atender às necessidades específicas de cada criança. Por exemplo, uma criança com dosha Vata predominante pode ser mais sensível ao frio e ter um sistema imunológico mais fraco, ao passo que uma criança com dosha Pitta predominante pode ser mais propensa a erupções cutâneas e problemas digestivos, e uma criança com dosha Kapha predominante pode ser mais propensa a problemas respiratórios precisando de mais atividade física para se manter saudável.
No entanto, de forma geral a infância está definida dentro de uma fase Kapha da vida onde predomina a construção de tecidos. Por se tratar de uma fase de construção a Ayurveda enfatiza a importância de uma dieta equilibrada e nutritiva predominantemente doce (cereais, tubérculos, proteínas, frutas), com ênfase em alimentos frescos e integrais, mais ricos em nutrientes. A Ayurveda também recomenda que as crianças sejam alimentadas com alimentos quentes e cozidos que são fáceis de digerir, em vez de alimentos frios ou crus. Por exemplo, crianças com um dosha Kapha podem beneficiar de alimentos mais leves e secos, enquanto aquelas com um dosha Pitta podem beneficiar de alimentos mais frios e menos condimentados.
Por outro lado, a nutrição obriga a uma boa digestão e ao uso eficiente dos recursos disponíveis pelo que a Ayurveda também enfatiza a prática regular da atividade física e do exercício como uma parte importante do cuidado infantil para promover o bem-estar físico, social e emocional.
A Ayurveda também enfatiza fortemente o bem-estar emocional e o vínculo afetivo como aspetos importantes do cuidado infantil. A massagem é uma das práticas mais comuns no cuidado infantil Ayurveda. Os movimentos suaves e rítmicos da massagem ajudam a promover crescimento e desenvolvimento saudáveis, fortalecem o vínculo entre pais e filhos e acalmam o sistema nervoso. Os óleos promovem uma pele e circulação saudáveis, acalmam o sistema nervoso e promovem o relaxamento sendo uma ferramenta fundamental para a regulação do sono, aspeto fundamental para a saúde e o bem-estar geral.
A saúde espiritual não é descurada sendo parte integrante dos cuidados infantis as atividades lúdicas, a meditação, a aceitação da curiosidade exposta no questionamento e a disponibilidade para rir, brincar e estar na natureza.
Em conclusão, o Ayurveda fornece uma estrutura abrangente para o cuidado infantil que enfatiza a importância das práticas naturais e holísticas para promover a saúde e o bem-estar ideais. Mais do que um protocolo para os cuidados infantis a Ayurveda muda o paradigma alertando para a importância da consulta Ayurveda para crianças para que, ao compreender o dosha único de uma criança, os pais e cuidadores possam adaptar os cuidados às necessidades específicas do seu filho para que cresça saudável, feliz e bem ajustado.
Existe um momento ideal para tudo na vida. O momento surge quando a necessidade é percebida.
Sim, nascemos todos com um livro de instruções, apenas não sabemos ler, decifrar a vida em que é escrito (mas o terapeuta Ayurveda sabe e pode fazer a tradução facilitando o processo de criação).
Por Lara Lima
Terapeuta Sénior de Medicina Ayurveda,
Coimbra
www.bmqbylaralima.com | T. 915 448 303 | info@bmqbylaralima.com
Fazer Comentario