Para a afonia
Se expusermos a garganta a uma corrente de ar frio ou quando a mesma está afetada por uma infeção considerável, pode produzir- se uma inflamação das cordas
vocais, o que faz com que estas não consigam vibrar com normalidade, o que torna difícil a emissão de sons. Para melhorar este estado, nada melhor que uma infusão de salva e rinchão bem quente, que além de aquecer as nossas cordas vocais, atuará melhorando a nossa voz e suavizando a garganta: muitos dos componentes do rinchão ajudam a aliviar a inflamação das cordas vocais e a irritação da garganta; os da salva, graças à sua ação antibiótica, ajudam a combater as eventuais infeções que provocam a afonia.

Prepare uma infusão com uma colher de sopa de salva e outra de rinchão numa chávena de água a ferver e deixe repousar durante alguns minutos. Tome três ou quatro chávenas por dia, tentando fazer alguns gargarejos com o líquido antes de engolir.

A salva (Salvia officinalis) é rica em diterpenos fenólicos, flavonoides, taninos e ácidos fenólicos, e o rinchão (Sisymbrium officinale Scopoli) contém uma  quantidade importante de substâncias béquicas.

Por Guadalupe Jiménez (bióloga)

http://www.sovex.pt/produtos/?filtering=1&filterproductbrand=60

Artigos Relacionados