·         Pesquisa global revela que 36% já dormiram separadamente do seu parceiro de cama numa tentativa de melhorar o sono

·         74% admitem o uso de telemóveis na cama

·         60% concordam que estão interessados em novas informações ou estratégias que os ajudem a dormir melhor.

Lisboa, Portugal – A Royal Philips, líder mundial em tecnologia da saúde, apresentou os resultados do seu 5º estudo anual de sono no relatório, “Wake Up Call”: Global Sleep Satisfaction Trends (Tendências Globais de Satisfação do Sono)”. A Philips entrevistou mais de 13.000 adultos em 13 países para recolher atitudes, perceções e comportamentos relacionados com o sono. Os resultados deste ano mostram que a satisfação global com o sono continua baixa, com preocupações/stress, relacionamentos e o uso de telemóvel referidos como principais inibidores do sono. 

Preocupação e stress continuam a afetar uma boa noite de sono

Apenas 49% das pessoas estão satisfeitas com o seu sono, sendo a preocupação/stress relatada como o fator mais limitador para uma boa noite de sono (33%). Curiosamente, menos pessoas em 2020 estão a tomar medidas para melhorar o sono em comparação com 2019, com quase todas as estratégias elencadas para melhorar o sono com resultados mais baixos ou consistentes em 2020, comparativamente com os resultados de 2019. Por exemplo, a leitura antes de dormir foi a estratégia mais popular usada para melhorar o sono em 2019 (39%), mas apenas 28% das pessoas referem a leitura em 2020. Há ainda diferenças notáveis no comportamento relacionado com o sono devidas às diferenças de idade e género.

“A diminuição das pessoas que tomam medidas para melhorar o sono é alarmante, especialmente quando é evidente que as pessoas em todo o mundo valorizam profundamente o sono. O deficit de sono afeta as pessoas tanto mental quanto fisicamente, por isso precisamos de educar as pessoas acerca dos recursos disponíveis de sono e capacitá-las com a confiança de que seus esforços valerão a pena”, disse Mark Aloia, PhD, Líder Global em Mudança de Comportamento, Sono e Cuidados Respiratórios da Philips. “Nesta entrada para uma nova década, a Philips está concentrada em projetar um futuro em que a tecnologia aproveitada em todo o ecossistema do sono possa ajudar as pessoas a tirarem o máximo proveito das suas vidas”, refere Aloia.

Problemas de sono que surgem entre os companheiros de cama

Os fatores que colocam em risco o sono de qualidade decorrem tanto de distrações sociais quanto de distrações tecnológicas. Quando se trata de relacionamentos, 36% das pessoas com um parceiro/cônjuge dizem que às vezes dormem separadamente do parceiro/cônjuge para melhorar o sono, e 30% referem que a dificuldade de dormir do parceiro/cônjuge está a afetar o seu relacionamento. Apesar das recomendações dos especialistas em contrário, quase 4 em cada dez pessoas admitem usar o telefone mesmo antes de adormecer (39%) ou assim que acordam (39%). 

Embora os fatores externos possam ser alterados para melhorar o sono, algumas condições de sono não podem ser controladas pelos indivíduos. Este ano, os entrevistados relatam taxas mais baixas de insónia, ronco, distúrbio do trabalho por turnos e dor crónica, mas a apneia do sono permanece consistente (10% em 2019 e 9% em 2020). Dos que relataram ter apneia do sono, 51% disseram que a sua apneia do sono está a ter impacto nos seus relacionamentos. No entanto, 48% das pessoas com apneia do sono disseram que sentiam ter um bom sono era algo que fugia ao seu controlo, apesar de existirem várias soluções para o problema. Mas, há a destacar pela positiva que 60% das pessoas estão interessadas em receberem novas informações ou estratégias que as ajudem a dormir melhor. Ver televisão continua a ser a estratégia mais comum que as pessoas usam para melhorar o sono (2019: 37% vs. 2020: 33%), e novos dados este ano mostram que 15% tentaram usar ou usam atualmente marijuana ou óleo de CDB para melhorar o sono. Para obter mais informações sobre as pesquisas deste ano ou dos últimos anos, visite Philips.com/WorldSleepDay.

Utilizando 35 anos de profunda experiência clínica em tecnologia do sono, o crescente portfólio de soluções de sono da Philips procura abordar 80% dos problemas mais comuns do sono, insónia, ressonar, sono curto e apneia obstrutiva do sono. 

Para saber mais sobre a Global Sleep Survey e o compromisso da Philips em melhorar o acesso à tecnologia do sono em todo o mundo, visite https://www.usa.philips.com/c-e/smartsleep/campaign/world-sleep-day

Para participar na conversa sobre a saúde do sono e o crescente conjunto de soluções para o sono da Philips, siga @Philips, @PhilipsSleepWellness ou @PhilipsResp.