A gripe é uma doença autolimitada, com uma resolução de 5 a 7 dias, para a qual não há tratamento definitivo. Assim, quando aparecem os primeiros sintomas é conveniente permanecer na cama, descansar, beber líquidos em abundância e recorrer à ajuda dos seguintes remédios naturais: 

Ginseng: pelas suas propriedades imunoestimulantes e ação revitalizante, ideal para recuperar forças. Podemos preparar uma infusão com a raiz moída, limão e mel.

Sabugueiro: é sudorífero e diurético, exercendo uma marcada ação depurativa e descongestionante, e resultando muito útil para melhorar o curso dos processos febris. Pode tomar-se o extrato das bagas: reduz a febre e encurta a duração dos sintomas. Dose: 15 gotas em meio copo de água antes das refeições. 

A comida deve ser ligeira: caldos com um pouco de verdura, frango ou peixe e arroz integral. 

Reduzir a ingestão de alimentos de índice glicémico alto (como os açucares, as farinhas, as massas, o pão, etc.) já que produzem hiperglicemia e esta reduz a eficácia do sistema imunitário, e não abusar de carnes nem gorduras de origem animal. 

Caldo reconstituinte: é importante manter o organismo bem hidratado. Daí a recomendação dos caldos, que reidratam, repõem os eletrólitos e mantêm-nos quentes por dentro. Podemos prepará-los com hortaliças variadas, cebolas, aipo, couve verde, salsa, alho-porro, alho, louro e alga kombu (enriquece-os com os seus sais marinhos e alcaliniza-os).

Lave as fossas nasais com um spray de água do mar isotónica que inclua plantas, óleos essenciais e própolis, que ajuda a descongestionar o nariz e a melhorar os sintomas gripais. Repetir a lavagem de manhã e à noite. Em caso de sinusite, o melhor é usar água do mar hipertónica. 

Enxofre: oligoelemento com uma potente atividade antialérgica e antiespasmódica da mucosa respiratória. Ajuda no caso de renite crónica e sinusite ao manter e regenerar a mucosa nasal lesionada por um processo inflamatório de larga evolução. Tem uma ação antissética.