Iniciamos esta edição relativa ao verão 2020, após confinamento de dois meses que nos privou de publicar a revista de maio/junho e durante o qual aproveitei para fazer um retiro caseiro de desintoxicação, que por sinal faço todos os anos, assim como pratico os cuidados de saúde agora em voga e recomendados pela DGS. Considero-me um agente de saúde pública e de âmbito nacional, embora ainda não tenha recebido qualquer apoio do Estado de ajuda à produção, quiçá por ser um editor pequeno e independente.
Nesta altura do ano, que se espera ser de muito calor e com o sol forte, são necessários cuidados, como beber água de qualidade e sem ser gelada, deve ser natural pois quando muito fria torna-se prejudicial para a garganta e estômago, e não sacia. Para além de ajudar a hidratar e a combater o calor e a sede, a água quente ou morna ajuda a proteger-nos dos vírus.
Temas importantes são dedicados à saúde através da alimentação, como a ciência milenar do Ayurveda nos ensina a comer e a viver em harmonia com a natureza, o texto sobre os ómegas 3 e a vitamina D, outro sobre a losna, uma planta da família das Artemísias, para reforço de um sistema imunitário mais forte e eficaz, e outro ainda sobre a medicina ortomolecular ao serviço da saúde pública. A importância do sono na saúde física e mental e as recomendações da Associação Portuguesa do Sono são mais sugestões de grande valor e acrescento a Alfazema, para dar calma e serenidade após a pandemia e ajudar a combater o nervosismo e a depressão.
A propósito, publicamos a segunda edição do Manual de Cosmética Artesanal, com quase 500 páginas, e que desejamos que se torne uma referência nacional. Prestamos uma homenagem ao Dr. António Cardoso, da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, a título póstumo, com um artigo que escreveu sobre a água e alguns testemunhos de amigos. Registo ainda as impressões da viagem que fiz recentemente à Índia, que teve como ponto alto a visita à cidade de Rishikesh, onde supostamente nasceu o Yoga e onde em 1968 estiveram os Beatles. Termino com as seguintes citações: «cultivar a simplicidade», «acreditar no cientista do Bem» e, do diário de um sociólogo, o meu antigo professor Carlos Serra, «para cada uma e cada um de vós, aqui os votos de um ótimo verão, habitado pela saúde».
Votos de um feliz estio e de férias saudáveis para todos!
Luís Filipe Freitas