Aumenta as defesas

Com o frio do inverno, o nosso organismo torna-se mais vulnerável ao ataque de uma quantidade de bactérias e vírus que afetam sobretudo as nossas vias respiratórias, causando catarro, constipações e gripes.
Evitando mudanças bruscas de temperatura, protegendo-nos do frio e usando algumas plantas, podemos ativar, um pouco, o nosso sistema     imunitário. A equinácia tem propriedades imunoestimulantes e comprovou-se que aumenta tanto a produção de anticorpos como a atividade da imunidade celular. Prepare
uma decoção com uma colher de chá de raiz de equinácia em pó numa chávena da água e deixe ferver durante 10 minutos. Tome duas ou três chávenas por dia.

Se não encontrar a raiz em pó, tome a equinácia na forma de extrato de raiz, deitando simplesmente entre 15 a 30 gotas de extrato num copo de água e tomando duas ou três vezes por dia.
A equinácia (Equinacea purpúrea) é rica em polissacáridos imunoestimulantes, ácidos fenólicos, compostos alifáticos, fitoesteróis, inulina e óleos essenciais.

 

Por Guadalupe Jiménez (bióloga)

Artigos Relacionados