DESCANSAR NO MEIO DA NATUREZA

Por Luís Filipe Freitas e Filipa Pires

O empreendimento turístico Pousadela localiza-se em Vieira do Minho e está em funcionamento desde 2018, sob a gerência de André Viana. O nome Pousadela tem origem na palavra «pousar» (descansar, assentar). Em tempos, os locais desta freguesia faziam-se deslocar a pé para Vieira do Minho pelos caminhos do monte. Devido ao relevo elevado e à morfologia íngreme do terreno, «pousavam» neste ponto, de menor inclinação, antes de continuarem o seu percurso, carregados com bens de necessidade.

Assim, de acordo com a equipa, a Pousadela pretende ser um «refúgio, com muita calma, muita paz, transmitidas pela envolvência, o pleno contacto com a natureza. É realmente ideal para quem procura uma estada tranquila, sem aquelas confusões das grandes cidades, para descansar, para estar em família, para desligar aqui de tudo». 

   

Alojamento e Bem-estar 

Na Pousadela, os hóspedes podem alojar-se em duas tipologias diferentes: quartos e casas. Os quartos estão inseridos numa estrutura original que pretende imitar as rochas típicas da região, daí a sua designação. São nove Penedos, todos eles com uma vista excecional: Penedo da Santa, Penedo Covo, Penedo Lourigo, Penedo Furado, Penedo Gaimbos, Penedo Ovo da Rainha, Penedo Sra. da Lapa, Penedo do Tange e Penedo Pala de Vieira. As 11 casas, nomeadas a partir de lugares de Vieira do Minho (Formiga, Choqueira, Cubo, Outeiro, entre outros) dividem-se em sete T1s, três T2s e um T3, todas com a cozinha equipada, uma sala, quarto(s) e casa de banho.

Existem duas piscinas: a exterior, com água aquecida a painéis solares, a uma temperatura de 21, 22 graus, e a interior, cuja água se encontra a cerca de 30 graus. O edifício do SPA está em funcionamento desde abril de 2024 e o circuito inclui sauna, jacuzzi e banho turco. A grande novidade é o flutuário, que se assemelha a uma gruta de água salgada: as pessoas ficam a flutuar e a relaxar num tanque, durante cerca de 50 minutos. Esta terapia facilita o repouso, «pois equivale a quatro ou seis horas de sono», e contribui para a saúde e hidratação da pele. As duas salas de massagem estão disponíveis para a realização de tratamentos, reservados previamente, como massagens de relaxamento e geotermais, tratamentos com argila, entre outros.

Existe um ginásio, um bar de apoio ao edifício do SPA e uma zona de lazer composta por uma biblioteca e sala de jogos, onde os hóspedes podem conviver e relaxar.

O restaurante funciona à carta, para almoços e jantares durante todo o ano. O conceito inerente é oferecer pratos tradicionais e regionais, saudáveis, e com um tratamento mais inovador e gourmet. Mas o principal cartão de visita da Pousadela é o seu miradouro, de onde é possível observar o rio Cávado e a Serra do Gerês.

O que fazer e visitar 

No site da Pousadela, encontra-se um catálogo de atividades que podem ser agendadas em contacto com diversos parceiros: desde vários tipos de passeios de cavalo e tours de jipe a atividades aquáticas, mais direcionadas para o verão, como passeios de barco, boias, canoagem e canyoning. Existem caminhadas que podem ser feitas em circuitos já organizados, passando pelos pontos mais turísticos, como a zona das cascatas. A «tour das sete cascatas» será assim um passeio imprescindível para quem pretende conhecer a beleza natural desta zona. A fauna e a flora do Parque Nacional da Peneda-Gerês são caracterizadas pela sua imensa riqueza e diversidade. A título de curiosidade, a ave que serve o logotipo do empreendimento turístico é a águia-real, cujos exemplares podem ser avistados com frequência nas redondezas. 

Outros locais de grande interesse e que devem ser conhecidos serão o Santuário de São Bento de Porta Aberta, a Aldeia e as Termas do Gerês e o Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Soutelo, Vieira do Minho, onde encontramos uma capela dentro do rochedo, junto a um castro. Também se aconselha seguir até à Aldeia da Ermida, à Aldeia dos Lobos e ao Poço Verde em Fafião, uma bonita lagoa com água proveniente da montanha.

    

 

Projetos para o futuro

Para além da Pousadela Village, o grupo detém outro aldeamento turístico, as Casas da Encosta de Louredo, localizado a cerca de dois quilómetros e meio, cujo número de casas está previsto aumentar já em 2026. Também em construção está um novo edifício, apenas com quartos de hotel, mais direcionado para o público em geral, que deverá estar pronto no início de 2027, assim como um auditório para a realização de palestras e workshops. Outro objetivo será possibilitar às empresas a organização de retiros, por exemplo. Para o curto prazo, preparam-se menus mais tradicionais, direcionados às épocas festivas, para serem entregues nas casas do empreendimento, na noite de Natal. E para a passagem de ano, prevê-se uma festa, à imagem do que tem sido oferecido nos últimos anos, com um menu específico para jantar e animação por um DJ. |

Pousadela Village

Rua do Riso, 835, 4850-214 Vieira do Minho

Tel.: +351 253 646 267

Email: reservas@pousadela.pt