Recentemente, foi apresentada uma tese de mestrado que pretende demonstrar qual o possível contributo da osteopatia no desenvolvimento global em alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção do primeiro ciclo do ensino básico.

 

O primeiro trabalho académico realizado e publicado (RCAAP) em Portugal sobre o contributo da osteopatia no desenvolvimento global em alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção do primeiro ciclo do ensino básico az parte da tese de mestrado do osteopata Hélder Cunha, docente do IPOC – Instituto Português de Osteopatia Clássica.

Este estudo surgiu da observação em clínica osteopática de crianças com esta perturbação, que manifestam problemas de comportamento e dificuldades de aprendizagem, com dificuldades no sono, na vontade de comer e digestão, fadiga, inquietação e variações de humor consideráveis, que os pais associam à toma da medicação.

Almejou dar “um novo olhar” sobre a terapêutica na Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), de abordagem holística (homem como um todo), enfatizando as disfunções estruturais e fisiológicas do próprio corpo do indivíduo, onde tudo acontece e manifesta.

 

PHDA: o que é?

É definida por desordem psiquiátrica caracterizada por desatenção/falta de concentração e impulsividade/hiperatividade persistentes, podendo associar comorbidades de cariz psiquiátrico, com impacto significativo no rendimento académico, social ou laboral. 

Pode abranger entre 5% a 7% da população mundial. Em Portugal poderá haver entre 500 000 a 700 000 pessoas com PHDA.

A terapia contempla sessões de psicoterapia, educação especial, e predominantemente a medicação com metilfenidato, estimulante dos neurotransmissores cerebrais, dopamina e noradrenalina, que se encontram em quantidades insuficientes no córtex pré-frontal e no núcleo caudado, do corpo estriado. São áreas, em geral, responsáveis por funções executivas, memória a curto prazo, inibição comportamental e manutenção da atenção.

 

Osteopatia: uma ciência holística

É uma ciência (estudo das ciências médicas) e uma arte (manual) baseada na filosofia holística e nos princípios biológicos. Compreende o corpo como um todo, psicológico, fisiológico e biomecânico, que possui uma capacidade inata de homeostasia, onde a estrutura (ossos) governa a função e a função influencia a estrutura, por via de reflexos neurológicos, sendo o sistema circulatório a base de toda a nutrição, e o sistema nervoso a base de todo o controlo de informação.

À semelhança dos estudos osteopáticos a crianças com PHDA, todos apresentavam alterações da funcionalidade dos arcos da coluna com a cabeça e bacia, falta de integridade mecânica dos segmentos vertebrais e resultantes alterações neuro-vasculares. As compressões e irritações sobre os centros neurológicos da coluna vertebral (SNS) e sistema vascular, não permitem um correto controlo e distribuição da nutrição ao cérebro e ao corpo, daí a insuficiência de dopamina e noradrenalina (neurotransmissores) no córtex pré-frontal.

 

Metodologia do estudo

Estudo de “caso múltiplo”, de “abordagem mista” com provas qualitativas e quantitativas, e métodos mistos de pesquisa (inquérito, entrevista e observação), e algumas dimensões de “carácter experimental” ou “quase experimental”, com “triangulação metodológica dentro dos métodos” de análise.

Este estudo recorreu à realização de oito sessões da Rotina do Tratamento Osteopático de Ajuste do Corpo (TOAC), com o objectivo de colocar em evidência o contributo da Osteopatia no desenvolvimento global de quatro alunos do primeiro ciclo do ensino básico com PHDA, diagnosticados e referenciados pela escola.

Definiu-se como objetivo compreender e interpretar, qualitativamente, as diferenças globais verificadas no domínio cognitivo, comportamental, emocional e psicossocial familiar e escolar, e surgiram as seguintes questões:

A criança sujeita a tratamento osteopático apresenta melhorias no desempenho:

  1. cognitivo?
  2. social em ambiente escolar?
  3. social em ambiente familiar?
  4. físico-motor-postural?

As observações constatadas:

  1. pela criança são coincidentes com as dos pais e do professor?
  2. pelos professores e os pais são coincidentes?

 

Resultados obtidos

As respostas foram obtidas a partir da perspetiva dos próprios alunos, pais, professores titulares de turma, professores de educação especial da escola e da equipa Pediátrica de Aprendizagem e Desenvolvimento do Hospital Distrital. O investigador realizou a observação clínica osteopática.

 

Dos dados recolhidos, obtiveram-se as seguintes respostas às questões iniciais:

  1. Apresentaram melhores resultados no domínio do português, matemática, motricidade fina, organização e responsabilidade dos deveres, passando à metodologia de avaliação igual aos outros alunos de turma. Consequência da melhoria considerável nos níveis de atenção, controlo da impulsividade e da hiperatividade;
  2. Resultados transversais melhorados no acarretar de regras;
  3. Todos os pais referiram diferenças positivas marcantes entre o antes e o depois, traduzido pela melhor compreensão, colaboração e aceitação;
  4. Todos obtiveram melhorias no desempenho físico-motor-postural, pela integração da relação dos arcos da coluna, exprimindo na capacidade da motricidade fina com melhoria da qualidade da escrita, na capacidade de desenho e organização do caderno escolar;
  5. As crianças, de modo geral, constatam observações relativamente coincidentes às dos pais e professores;
  6. Os pais e professores constataram os mesmos resultados na observação.

 

O papel da osteopatia na PHDA

Na análise de resultados verifica-se que o TOAC contribuiu para o desenvolvimento global destes alunos, pela promoção do equilíbrio físico e fisiológico da circulação de fluidos, troficidade neurológica e vitalidade geral dos tecidos, órgãos e sistemas, sem efeitos colaterais, traduzindo-se na melhor qualidade de vida das crianças, famílias e comunidade. Deve, por isso, ser considerado uma mais-valia e contributo nos grupos multidisciplinares de acompanhamento e intervenção na PHDA.

 

* http://hdl.handle.net/10400.26/21904

 

Hélder Cunha

Osteopata CP-ACSS: 0100635

Mestre em Ciências da Educação.

Docente do IPOC

Fazer Comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada.