Compre já a nossa revista em https://saudeactual.pt/wp/categoria-produto/ultima-revista/ 

A AVENTURA DA REALEZA DO PRÓPOLIS

Dr.ª Andresa Berretta

O encontro de Manoel Eduardo Ferreira com o Professor Kerr, geneticista do Departamento de Genética da Abelha da Universidade de São Paulo, um grande adepto da apicultura, deu início ao que viria a tornar-se a maior produtora e exportadora brasileira de Própolis. Em 1982, juntamente com Raul de Barros Ferreira e Antônio Carlos Meda, fundaram a Apis Flora em Ribeirão Preto, São Paulo, e cedo aliaram a sua atividade à investigação científica sobre o Própolis Verde, própria e em parceria com o meio académico, o que veio a ser determinante no seu sucesso.

Tivemos a oportunidade de entrevistar a Dr.ª Andresa Berretta, responsável técnica e I&D da Apis Flora. Mestre em Fármacos e Medicamentos, com doutoramento em Medicamentos e Cosméticos e pós-doutoramento em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, é também, entre outros, a Coordenadora eleita pelos países membros da ISO para liderar a Elaboração do Primeiro Padrão Internacional de Própolis.

SAÚDE ACTUAL: Pode falar um pouco sobre a aventura da Apis Flora?

Dr.ª Andresa Berretta: A Apis Flora foi a primeira empresa brasileira a trabalhar com extrato de própolis e nasceu da busca de produtos das abelhas de alta qualidade e totalmente naturais para os cuidados com a saúde. O própolis era até então um subproduto que “atrapalhava” a produção de mel. Após introduzirem o conceito do extrato de própolis e iniciado estudos demonstrando os seus benefícios e propriedades para a saúde, em parceria com conceituadas universidades brasileiras, houve uma mudança importante no cenário apícola. Os investigadores passaram a trabalhar com estudos direcionados para as boas práticas de manejo na produção de própolis e passou a haver apicultores direcionados para a produção de própolis, inclusive com rainhas focadas nessa produção. A Apis Flora, que trabalha com pesquisa e inovação nos seus produtos e processos desde a fundação, tornou-se líder isolada no mercado brasileiro de própolis, de acordo com recente pesquisa da IQVIA. A sua infraestrutura e tecnologia são inigualáveis, proporcionando-lhe a capacidade de gerar novos conceitos de produtos com tecnologia própria e patenteada, o que a mantém sempre na vanguarda do seu segmento.

S.A.: Pode falar sobre a patente EPP-AF aplicada à formulação da linha Própomax?

AB: O própolis é um produto muito variável, produzido pelas abelhas a partir de resinas e exsudatos vegetais. Considerando as dimensões e biodiversidade de um país como o Brasil, é natural que haja uma grande diversidade de própolis. A fim de focar a sua produção em produtos padronizados e direcionados para a saúde, a Apis Flora desenvolveu uma mistura específica e padronizada, tanto do ponto de vista de processo como das características físicas, físico-químicas e biológicas, a que chamou Extrato Padronizado de Própolis (EPP-AF). Isso garante que toda a linha que contém o EPP-AF é padronizada e reprodutível lote-a-lote, um importante diferencial no mercado que recebeu aliás uma importante premiação, para a empresa e para a sua líder de I&D, num recente Congresso Internacional sediado na Turquia.

S.A.: Como demonstra cientificamente o interesse clínico da vossa mistura patenteada de própolis verde dominante com própolis castanho EPP-AF?

AB: O interesse científico nesta patente pode ser visto quando faz uma busca no portal Google Académico. Têm sido realizadas diversas pesquisas com o extrato padronizado da Apis Flora (EPP-AF), pois para investigadores, prescritores, médicos, farmacêuticos, nutricionistas e demais profissionais da saúde é importante garantir a funcionalidade e segurança das suas prescrições. Trabalhar com um produto padronizado equivale a garantir os efeitos esperados e publicados para esse produto, pois as variações químicas, botânicas, de formulação ou de processo afetam diretamente os resultados biológicos do produto. O EPP-AF é padronizado, com diversos estudos publicados (desde culturas celulares até estudos clínicos) que demonstram a sua eficácia e segurança em vários modelos e estudos clínicos, o que é um fenómeno único no mercado internacional. 

A Dr.ª Andresa Berretta animou um webinar muito concorrido em 2021 em Portugal e um novo webinar destinado a profissionais de saúde está já marcado para o próximo dia 13 de Abril. 

Fazer Comentario

Su dirección de correo electrónico no será publicada.